sexta-feira, 14 de maio de 2010

Produtividade do século XXI

Neste século sua produtividade pode ser medida com a quantidade de lixo que você gerou. Fique de olho, se essa semana sua lixeira não encheu você precisa estudar mais, trabalhar mais, produzir mais. Ou seja, criar lixo.

center_of_universe_5k_25x16 A questão da eficiência energética pode e deve ser refletida no nosso dia-a-dia¹ de trabalho/estudo. Quanto de papel você acaba jogando fora até conseguir concluir aquela pesquisa, aquele documento?

Sem falar em fitas durex, maços de cigarro, grampos, horas pela madrugada com as luzes acesas, xícaras e mais xícaras de café (e a água), uma garrafa de coca-cola (PET) a mais no lixo, etc. Esse é o preço que o planeta paga para que seu projeto chegue a tempo, para que a empresa possa produzir mais, gastar mais água, emitir mais CO2, cortar mais ávores.

Qual é o planeta que estamos deixando para os filhos dos nosso amigos (porque eu nem sei se vou ter filhos)? Esse sistema produtivo está me matando. Esse sistema produtivo está se matando.

“Isso já mudou, as empresas agora têm responsabilidade ambiental”

Aham Cláudia², senta lá. Afinal, quantas camisas estampadas com o rosto de Che já foram vendidas? Nem vou entrar em detalhes.

lone-palm-sahara-desert[1] Gosto de pensar que a recíproca nem sempre é tão verdadeira, ou nem um pouco quanto dizem. Já passou da hora de pensarmos qual o propósito desse “desenvolvimento” econômico almejado por todo o subsolo equatorial (menos a Austrália), e as relações de tempo e produção.

Quero isso resolvido, e pra ontem! Ou me demito.

No mundo virtual é mais fácil, você pode criar e apagar quantos documentos quiser sem gastar papel nenhum. Mas não demora muito com esse computador ligado, olha a conta.

Dica para ouvir: Plastic Beach dos Gorillaz

Abraços

1 Como estão as regras da gramática?
2 Procure no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário